Pesquisar
Dicas de beleza e autocuidado

Os 10 Maiores Mitos Sobre Henê

Henê Pelúcia

O henê é um produto que sofre muito preconceito, por ser uma química barata, muito eficiente e de fácil manuseio. E em volta desse preconceito, surge inúmeros mitos, uns mais bizarros que o outro, por isso, nesse post irei esclarecer os seus 10 maiores mitos sobre. Vamos mostrar cultura para esse povo?

Mitos Sobre o Henê

Henê Pelúcia

Henê contém chumbo

Esse é o mito máster. Ele não contém nem nunca conteve chumbo na sua composição. O chumbo é um metal altamente tóxico, podendo contaminar uma pessoa com uma quantidade mínima. Seu uso em cosméticos foi proibido há muitos anos, e o henê é certificado pela Anvisa. Esse mito surgiu, pois, a planta que a princípio se extraía o pirogalol (princípio ativo do henê), tinha uma facilidade muito grande de absorver sais metálicos, inclusive metais pesados. E há muito tempo atrás (muito mesmo), essa planta era cultivada em águas contaminadas por chumbo, daí o mito. Mas hoje em dia, isso não ocorre, e existem outras fontes das quais o pirogalol pode ser extraído.

Já falei aqui no blog, mais sobre o princípio ativo do henê, se você ainda não viu, clique aqui.

Henê causa queda/quebra

Qualquer produto, mesmo que não sendo uma química, pode danificar o cabelo. O que causa os danos no fio, não são os produtos em si, e sim, a maneira irresponsável que é usado.

Quem usa henê não pode usar secador/chapinha/babyliss

Pode usar normalmente qualquer fonte de calor, tanto que alguns fabricantes até indicam. O que ocorre é que não precisa usar escova ou chapinha, pois o próprio henê, se encarrega de deixar o cabelo liso natural, sem a necessidade de usar outros meios para alisar o cabelo.

Henê não é compatível com nada

Ele possui compatibilidade sim com alguns produtos. Assim como qualquer outra química, haverá produtos compatíveis e incompatíveis. Existem tinturas, progressivas, botox, selagens, etc., compatíveis.

Aqui no blog, tem um post onde eu falo detalhadamente sobre isso, clique na imagem abaixo para conferir.

Henê

Henê forte alisa mais rápido

Nenhum henê alisa mais que o outro, existem para diferentes tipos de cabelo, henê forte não alisa mais, ele é para cabelos grossos.

O henê só pode ser usado em cabelos virgem

Independente da química que você usar, você pode iniciar o uso do henê, desde que aguarde 30 dias desde o uso da química anterior e o teste de mechas dê certo. O henê se torna incompatível com algumas químicas depois do seu uso.

Com o tempo o henê desbota/sai

Uma vez aplicado, ele nunca mais sai, nem a tintura, nem o alisamento. Não é necessário retocar a parte que já atingiu o resultado desejado, e nem se deve, pois, o excesso do produto causa quebra. Existe um produto que promete retirar o henê dos fios, porém, esse não é o assunto em questão.

Henê é somente para cabelos crespos

Ele é para qualquer tipo de cabelo, lisos, ondulados, cacheados ou crespos.

Henê causa câncer

Esse é tão mito quanto o primeiro. Ele não é cancerígeno, como disse acima, ele é liberado pela Anvisa, e vamos combinar, a Anvisa não liberaria para venda um produto cancerígeno. Esse mito surgiu, pois o pirogalol, é um fenol, que quando tem o seu pH modificado, pode se tornar cancerígeno. Porém, o henê não contém somente o pirogalol na sua composição, e a quantidade presente se encontra no pH adequado para a substância ser inofensiva à saúde.

Se parar de usar o cabelo cai/quebra

O que acontece é que geralmente quando a pessoa para de usar, ela também para com certos cuidados, e cabelo mal cuidado, é cabelo danificado.

Espero que tenham gostado e que o post tenha sido esclarecedor, qualquer dúvida pode deixar aqui nos comentários.

Beijos!

Tags:

Compartilhe esse post:

Bruna Fernandes

Bruna Fernandes

Posts Relacionados

16 respostas

    1. Lindona, os henês variam sua composição nos ativos de tratamento dependendo das marcas mas seu principal ativo que é o pirogalol continua sendo o mesmo para todos.
      O iodo não se encontra em nenhuma das composiçõe dos henês que já usei, eu também tenho alergia, mas não custa você sempre dar uma checadinha nas composições dos henês que você for utilizar para ter certeza.
      Beijão, linda!

    1. Olá, lindona!
      Se seu cabelo estiver 100% saudável, se já tiver passado no mínimo 1 mês desde quando você descoloriu e ele passar no teste de mechas sim!
      IMPORTANTE! Use o henê correto para seu tipo de fio (suaves – cabelos finos/ fortes, em pó – cabelos grossos), pesquise MUITO antes sobre a química e tenha absoluta certeza de que é isso mesmo que você quer. E claro, cuide sempre o máximo, redobre seus cuidados.
      Beijos!

  1. Ao parar o uso seu cabelo cai sim. Mesmo que cuide muito do cabelo. A parte com hene é mais pesada que a raiz natural, com isso a quebra. Você vai viver escravo do hene. Estou vivendo isso. Meu cabelo era na cintura, hoje está na altura das orelhas. Mesmo eu cuidando muito, quebrou demais.

    1. Jana, ele pode sim cair, mas por outros motivos como scabhair, por exemplo, entupimento do couro cabeludo entre outros. Isso também ocorreu comigo e junto também a quebra. Aqui no blog tem até alguns posts que podem te ajudar!
      Beijão!

  2. Oi boa noite
    Queria uma informação por favor
    Gostaria de saber quem usou matizador pode começa usar o henê
    Por ex uma matizador preto
    Podemos aplicá o henê por cima ??

    1. Bom dia, amore!
      Pelo matizador não ser em si uma química, ele não implica na aplicação do henê, se atente à saúde do seu cabelo e o uso de químicas. Se seu cabelo está a mais de 30 dias sem química, completamente saudável e passar no teste de mechas não há problemas em usar.
      Eu particularmente não recomendo mais o uso do henê por ter tido problemas com ele.
      Beijão!

  3. Olá, Bruna! Qual problema você teve com o henê? Estou pesquisando sobre, li várias dicas aqui no seu blog, quando estava quase decidindo por iniciar no meu cabelo vi esse seu comentário 🙁

  4. Que pena! Vou aguardar o vídeo. Pelo que percebi nas minhas pesquisas o Henê é um produto que pode ajudar muito, mas ao mesmo tempo também danifica demais o cabelo. Muito arriscado. Muito obrigada pela atenção, tô gostando muito do seu blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress