5 Dicas para Cabelos Secos

Cabelo Seco

Aqui o blog já temos dicas para cabelos oleosos, se você ainda não viu, vou deixar o link abaixo. Hoje vamos falar sobre cabelos secos, o que é, como cuidar e muitas dicas, afinal, eu tenho muita propriedade no assunto, porque a secura nesse meu cabelo impera! Hahaha

5 Dicas para Cabelos Oleosos

Primeiro, vamos entender o que é o cabelo seco.

O que é o cabelo seco?

Existem 4 tipos de cabelo: Os secos, normais, mistos e oleosos. Cada um desses tipos, se referem à produção de oleosidade natural do couro cabeludo.

Nosso couro cabeludo possui glândulas sebáceas, que são responsáveis por produzir um óleo natural e benéfico, que hidrata naturalmente nossos fios. Porém, algumas pessoas possuem uma certa deficiência nessas glândulas, e elas acabam produzindo pouca oleosidade, o que deixa o cabelo seco.

Seu aspecto é de um cabelo volumoso, áspero, com frizz e desalinhado. Também pode apresentar opacidade, rigidez e quebra.

Observação!

O cabelo seco é um tipo, ele cabelo é assim geneticamente. Cabelo ressecado é um estado em que o fio se encontra seja por uso indevido de químicas, produtos ou uso constante de agentes mecânicos. Se fio pode ser seco, normal, misto ou oleoso e estar ressecado.

Dicas Para Cabelos Secos

  • Use produtos à base de óleos e manteigas

O cabelo seco é assim por falta de oleosidade, como foi dito acima, portanto tudo o que ele precisa é de óleos. Use produtos, desde o shampoo ao finalizador, que sejam compostos por óleos e manteigas vegetais, como azeite de oliva, óleo de coco, óleo de amêndoas, manteiga de karité, etc.

  • Use reparador de pontas sempre

A ponta já é parte mais seca do cabelo, em cabelos secos, ela é o dobro. O reparador ajuda a nutrir diariamente, sela, e traz emoliência para os fios. Utilize todos os dias no mínimo uma vez ao dia.

  • Faça co-wash

O co-wash é uma técnica de limpeza que garante a hidratação dos fios, é excelente para quem tem cabelo seco.

  • Aposte em nutrições

A nutrição é etapa responsável por levar gordura aos fios, portanto, capriche nessa etapa. Você também pode substituir a hidratação do seu cronograma, pela hidronutrição, que é a junção da etapa de nutrição com a hidratação.

  • Evite fontes de calor

Elas ressecam ainda mais o fio, pois sugam toda a água presente nele. Evite o máximo que puder, e caso não tenha como não usar, aplique um bom protetor térmico antes.

Gostou das dicas? Conhece mais alguma? Deixa aqui nos comentários!

Beijão!

Não deixe de conferir também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.