Acidificação Capilar Caseira

Se seu cabelo está áspero, quebradiço, opaco e sem vida, você está no lugar certo para resolver o seu problema, com a acidificação capilar caseira. Sabia que apenas o fato das cutículas estarem abertas, o cabelo pode ter danos seríssimos? Por isso essa receita que vou mostrar é muito importante para a saúde do cabelo.

Porque Precisamos Acidificar o Cabelo

A nossa fibra capilar, é cheia de cutículas, que se assemelham a escamas, que se abrem para receber um determinado tratamento, e se fecham para mantê-lo dentro do fio. Essa função de “abre e fecha”, quem determina é o pH. Para elas estarem fechadas, o pH do nosso cabelo precisa estar equilibrado, caso contrário isso não ocorre.

O pH do nosso cabelo é neutro, vai em torno de 4,5 a 5,5. pH menor, ou seja, ácidos, fecham as cutículas. E pH maior, alcalino, abrem as cutículas.

A cutícula do nosso fio pode se danificar e se manter aberta por n motivos, como uso de químicas alcalinas, que é o caso da guanidina, uso constante de fontes de calor, e até a falta de cuidados diários. Com a cutícula aberta, o cabelo perde seus nutrientes, e começa a ficar fraco, opaco, sem vida, áspero, com pontas duplas e quebradiço. Por isso a importância de selar bem as cutículas, para manter a saúde do fio.

Representação do Fio de Cabelo

Para selar as escamas do cabelo, precisamos utilizar um produto ácido. Existem no mercado produtos específicos para isso, porém, nada melhor do que a nossa velha e boa receita caseira.

Como Fazer o Acidificante Caseiro

Você vai precisar de:

100 ml de vinagre de maçã (não pode ser outro, tem que ser o de maçã, pois ele não possui álcool)

200 ml de água

Mãos na massa:

Misture os dois produtos em um borrifador, para facilitar a aplicação. Aplique nos cabelos lavados e já hidratados, como se fosse um condicionador. Espalhe bem e deixe agir em uma touca de hidratação por 5 minutos. Depois enxague apenas com água.

Esse é o resultado no meu cabelo, eu AMO essa receita! Não escovei, nem pranchei os meus cabelos, porém você pode finalizar como preferir.

Meu Cabelo

Importante!

O cheiro do vinagre não fica nos fios! Ele não arde em contato com o couro cabeludo. Todo mundo pode fazer, a menos que você seja ALÉRGICA ao vinagre, nesse caso, NÃO faça.

Dica!
Eu recomendo que você faça essa receita no máximo a cada 15 dias, pois tudo demais, não é legal. Se feita em excesso, as cutículas ficam seladas demais e o cabelo resseca, não permitindo a entrada de nutrientes, o que é chamado de porosidade baixa. Faça essa receita no dia de uma reconstrução capilar, o efeito vai ser ainda melhor!

Se você não sabe o que é reconstrução, clique na imagem abaixo para conferir!

Meu Cabelo

Já conheciam a receita? Façam e me contem o resultado, eu amo saber!

Beijinho!

Não deixe de conferir também:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.