Aulão: Tudo Sobre Co Wash

Lavando o Cabelo

Você provavelmente já ouviu uma vez na vida o termo “co-wash”, e tenho certeza que já se perguntou também “mas que pleura é essa?”. Pois se acalme, hoje vamos ter um aulão, para quando você fechar seu navegador, estar PhD nesse assunto!

O que é o Co Wash?

Ele é a abreviação do termo “conditioner washing” ou traduzido “lavar com o condicionador”. A criadora dessa técnica é a cabelereira Lorraine Massey, especialista em fios cacheados e crespos. Lorraine criou as técnicas de low e no poo (se vocês quiserem algum post sobre elas, comentem aqui em baixo que eu trago!), e o co-wash é uma técnica derivada do no poo.

Nela, você utiliza condicionador para lavar os cabelos ao invés de shampoo. Parece meio louco, mas acredite dá certo!

O shampoo possui sulfato na sua composição, que é um detergente, responsável por tirar a sujeira dos fios e efetuar a limpeza. Acontece que o sulfato retira também a hidratação natural do nosso cabelo, além da sujeira. Portanto, tende a ressecar os fios dependendo do seu tipo. Quando você usa um condicionador, por ele não ter o sulfato na composição, ele retira apenas a sujeira, preservando a hidratação natural. Deixando assim, os fios bem mais hidratados.

Qualquer pessoa pode fazer a técnica, em especial, as que possuem cabelos secos e ressecados.

Produtos de Cabelo

O que usar?

Na técnica é usado um condicionador ou alguma máscara. Mas esse produto, deve ser livre de petrolatos e silicones insolúveis em água, pois como não é usado sulfato na lavagem, isso causaria o acúmulo dessas substâncias e possíveis danos.

Há condicionadores que possuem os chamados anfóteros, que falando de uma forma leiga pois o ser humano aqui é maquiador e tá longe mas bem longe de ser entendida em química, ele é um agente de limpeza assim como os sulfatos, porém, são bem mais leves e retiram apenas a sujeira leve, sem agredir. Ele não retira o petrolato nem seus derivados.

Procure por produtos que contenham na composição produtos que contenham componentes que tenham a palavras “betaine”, como por exemplo o “cocamidopropyl betaine”.

“Ah Bruna, mas eu comprei um condicionador/máscara que não possui o tal do betaine na composição. Posso usar?” Pode sim, não tem problema nenhum! Ela vai efetuar essa limpeza da mesma maneira, porém, de uma forma mais suave ainda.

Está meio perdida no que é petrolato? Clique abaixo!

Tudo Sobre Petrolato Nos Cabelos

Dica!

Se você é uma pessoa muito alérgica, vale evitar também os parabenos. Eles são conservante mais fortes que podem causar alergias em pessoas mais sensíveis.

Como fazer?

É muito simples! Lave o seu cabelo normalmente. Molhe ele,  coloque uma quantidade do produto que for usar nas mãos e aplique no couro cabeludo, massageando bem para retirar todas as impurezas.

Muitas pessoas reclamam que não conseguem efetuar uma boa limpeza com o co-wash, mas o segredo é massagear muito! Depois enxágue e se quiser repita o processo. Você também pode arrastar o produto para o comprimento e pontas. Continue sua lavagem normalmente, hidratando e condicionando.

Existe também o método UCPE, que é feito usando o co-wash para retirar umectação dos fios. Se você não conhece, clique aqui.

Eu faço uso do co-wash pois meu cabelo é muito seco, porém, eu sempre lavo com o co-wah e em seguida uso shampoo normal. Usando o co-wah antes do shampoo, eu tenho uma limpeza no ponto, sem ressecar. Eu utilizo a máscara Low Poo da Kanechom.

Espero que tenham gostado da nossa aula!

Beijinhos!

Não deixe de conferir também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.