Como Montar o Seu Cronograma Capilar

Hoje eu vim acabar com a sua desculpa de “aah eu não faço cronograma capilar porque eu não sei montar um”. Então, vamos aprender a montar um cronograma de acordo com a necessidade do seu fio e a sua rotina?

Antes, eu aconselho que você veja o post onde explico o que é o cronograma capilar e dou dicas para iniciantes. Para conferir, é só clicar na imagem abaixo.

Importante!
O cronograma não é uma regra estabelecida para todo e qualquer tipo de cabelo. Ele serve para atender as necessidades de cada fio em específico, nenhum cabelo é igual ao outro, por isso você precisa ter a SUA tabela e não seguir a alheia, pois até mesmo o cronograma feito de maneira errada, pode trazer alguns probleminhas.

Montando o Seu Cronograma

Primeiro Passo

Entenda as etapas: A etapa de hidratação é a que não contém restrições, pode ser feita por todo e qualquer tipo de cabelo e em qualquer quantidade (respeitando o espaço das etapas do cronograma).

A nutrição também pode ser feita por qualquer tipo de fio. Só é necessário tomar cuidado com a quantidade. Se o fio não estiver realmente precisando, ela pode dar o efeito contrário.

Saiba se seu cabelo está danificado ou saudável, para escolher a quantidade de reconstruções que fará. Em cabelos danificados, é necessária 2 reconstruções por mês, dando espaço de 15 dias entre uma e outra. Já os cabelos saudáveis, é necessário apenas 1 reconstrução por mês.

Segundo Passo

Identifique a necessidade do seu fio: Para identificar se ele precisa de hidratação, é simples. Seu cabelo está seco? Áspero ao toque? Sem balanço e opaco? Ele precisa de bastante hidratação.

Agora, se seu cabelo estiver desalinhado, armado, com muito volume, frizz, ele precisa de nutrição.

E falando da reconstrução, cabelos danificados, frágeis, que quebram com facilidade, emborrachados e porosos, tem que receber 2 reconstruções por mês, com espaço de 15 dias entre uma e outra. Já cabelos saudáveis, fortes e resistentes a quebra que não esticam demais ao puxar o fio e nem permanecem muito rígidos, é necessário apenas 1 reconstrução por mês.

Terceiro Passo

Agora você precisa analisar a sua rotina. Quantas vezes por semana você lava o cabelo? Baseado nisso, você encaixará as etapas nas suas lavagens. Para encaixar as etapas, é só seguir as dicas que dei acima.

As etapas devem conter no mínimo 48 horas de espaço entre uma e outra. Por exemplo, se você lavou o cabelo na segunda e fez uma etapa, só fará a próxima na quarta.

Vou deixar abaixo, três tabelas de exemplo, com 1, 2 e 3 lavagens na semana para você se guiar por elas.

Cronograma com uma lavagem:

Cronograma Capilar com Uma Lavagem

Cronograma capilar com duas lavagens:

Cronograma Capilar com Duas Lavagens

Cronograma capilar com três lavagens:

Cronograma Capilar com Três Lavagens

Espero que tenham gostado e que o post possa ajudar!

Beijinhos!

Não deixe de conferir também:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.