Cronograma Capilar: Guia para Iniciantes

Já não é de hoje que o termo cronograma capilar é muito falado entre as pessoas. Ele vem ficando cada vez mais famosinho (e confesso que faz jus a fama), porém, muitas pessoas não sabem como ele funciona.

Então hoje, vim explicar o que é esta maravilha capilar e tirar todas, ou pelo menos a maioria, das suas dúvidas.

 

O que é Cronograma Capilar

A palavra cronograma, significa atividades agendadas em tabela, e cronograma capilar nada mais é, do que uma tabela de cuidados capilares. É uma rotina de cuidados com o seu cabelo, onde cada tratamento que você fizer, será voltado para suprir uma necessidade do fio.

 

Como Funciona

O nosso cabelo necessita de determinados nutrientes para se manter saudável, no cronograma capilar, esses nutrientes são divididos em três etapas: Hidratação, nutrição e reconstrução. Essas etapas são divididas no período de um mês, e a quantidade de cada uma, vai depender da necessidade de cada cabelo.

Hidratação

A palavra hidratação, nos remete a água, não é mesmo? E é exatamente essa a função dessa etapa, devolver água para o fio. Nessa etapa, você vai utilizar componentes de cumpram esse papel.

 

Máscara Capilar Skala Banana e Glicerina

 

Componentes Hidratantes:
Vitaminas (vitamina A, B, B5, E, etc.)
Frutas (banana, abacate, etc.)
Vegetais (como por exemplo a babosa)
Álcoois modificados (cetílico, laurílico, cetearyl álcool)
Glicerina
D-panthenol
Entre outros

Como é Feita:

De maneira geral, a hidratação é feita utilizando uma máscara que tenha esses componentes que citei acima. Você também pode fazer misturinhas caseiras.

 

Nutrição

A palavra nutrição, nos remete a nutrir, alimentar, e é exatamente essa a função dessa etapa, ela devolve os lipídeos (gordura) do fio.

 

Máscara Capilar e Óleo de Coco Novex

 

Componentes Nutritivos:

De maneira geral, tudo que for óleo ou manteiga, é nutritivo.
Manteiga de karité
Óleo de argan
Óleo de coco
Óleo de semente de uva
Manteiga de cupuaçu
Ceramidas
Entre outros

Como é Feita:

Assim como a hidratação, a nutrição é feita da mesma forma, utilizando uma máscara que contenha os componentes citados acima, ou, fazendo uma mistura caseira.

Aqui no blog tem um post onde ensino minha receita de nutrição capilar favorita! Clique abaixo para conferir.

Nutrição Capilar com Quiabo

Umectação Capilar:

A umectação é uma etapa que se encaixa dentro da nutrição. É uso de óleo vegetal puro nos fios. Aqui no blog, já tem um post explicando tudinho, clique na imagem abaixo para conferir.

 

Óleo Vegetal
Óleo vegetal

Reconstrução

A reconstrução é a etapa mais “pesada”, do cronograma, é a responsável por reconstruir a fibra capilar, repondo a massa do fio.

 

Máscara Capilar Reposição de Massa Novex Queratina Líquida Salon Line

 

Componentes Reconstrutores:

Queratina
Aminoácidos
Proteínas
Colágeno
Entre outros

Como é Feita:

Da mesma forma que as anteriores, usando uma máscara própria ou uma misturinha.

Cauterização:

A cauterização é uma etapa dentro da reconstrução, onde é usado somente a queratina, afim de dar uma super carga dela nos fios, e selar com o auxílio de uma fonte de calor.

Frequência das Etapas do Cronograma

As etapas devem ser feitas de acordo com a rotina de cada um, porém, elas devem ter um espaço de no mínimo 48 horas entre uma e outra. A umectação, pode ser feita junto com outra etapa, por exemplo, você pode fazer uma umectação e uma hidratação no mesmo dia, tudo vai depender da necessidade do seu cabelo.

Para os iniciantes do cronograma, recomendo que siga o “Cronograma Capilar Oficial”, que é uma tabela já pronta feita pelos criadores do cronograma. Essa tabela é bem básica e supre as necessidades de todos os cabelos no geral. Depois de seguir ela por um mês, você já conhecerá mais o seu fio e vai saber identificar suas necessidades, aí sim, você pode montar a sua. Vou deixar a tabela disponível abaixo.

 

Cronograma Capilar

 

Importante!

A reconstrução, não deve ser feita em excesso, é necessário dar um espaço mínimo de 15 dias entre uma etapa e outra para cabelos danificados ou quimicamente tratados, e de 1 mês para cabelos saudáveis. Seu uso constante pode trazer danos.

O uso do cronograma faz total diferença na saúde dos fios e qualquer pessoa pode e deve seguir, desde cabelos virgens até (e principalmente) cabelos quimicamente tratados.

Espero que vocês tenham gostado e qualquer dúvida pode comentar aqui que eu esclareço!

Beijinho!

Não deixe de conferir também:

6 Replies to “Cronograma Capilar: Guia para Iniciantes”

  1. Que legaaaal, não conhecia, nem sabia o que era. Tenho sérios problemas com o meu cabelo e muitas vezes não sei o que fazer nele. Adorei!!

    1. Que bom que gostou Ju! O cronograma salvou meu cabelo! Eu pretendo fazer um post contando a minha história, porque olha, é de superação hahah Beijão, linda!

  2. Cronograma.misturas caseiras e umectação salvaram meu cabelo. Tudo de bom ❤️

    1. Oi Daia, Salvaram o meu também! Eu amo de paixão receitas caseiras para os cabelos. Beijão <3

  3. Oi Bruna! Tire-me uma dúvida,os shampoos usados ,tem que ser específicos para cada etapa do cronograma? Ou posso usar um anti resíduos? (Nutrição só shampoo pra nutrição)? Sou iniciante kkk

    1. Oi Monika! Você pode usar qualquer shampoo (nutritivo, hidratante ou reconstrutor). Eu indico apenas que você utilize um antiresíduos no dia da reconstrução, ou um Detox, caso seu cabelo seja muito seco. Beijos!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.