10 Dicas para Reduzir o Frizz

Não existe ninguém no mundo que goste ou ache bonito o tal do frizz. Ele é um terror para todos em especial as pessoas que gostam do cabelo 100% certinho (eu mesma!). Mas, como ninguém está livre do maldito hahaha hoje vim dar 10 diquinhas para você seguir no seu dia a dia e amenizar o frizz dos seus cabelos.

Mas antes, vamos entender um pouquinho sobre ele?

 

Cabelo Arrepiado

 

O que é

O frizz são aqueles cabelinhos arrepiados e curtinhos que geralmente se concentram na frente do seu cabelo, porém, podem aparecer também em outras áreas, como atrás, nas pontas, etc. Eles podem ser tanto cabelos novos que estão nascendo como também fios que se partiram. No caso dos cabelos novos, eles são finos e não tem peso o suficiente para ter caimento, portanto, acabam ficando para cima. Já no caso do fio que se quebrou, além da ponta estar danificada por uma ruptura, muitas vezes esse fio está fraco e desidratado, o que também o deixa sem peso para ter caimento e ele fica para o alto.

 


Dicas

Use touca nero, touca de cetim ou uma fronha de cetim para dormir

Para os cabelos lisos e alisados, não existe melhor forma de se livrar do frizz do que usar a touca nero. Ela alinha o fio, diminui o volume e reduz o frizz, ela é mágica! Já para quem possui os fios ondulados, cacheados ou crespos, uma excelente opção é usar uma touca ou fronha de cetim para dormir, pois ela não causa atrito com o fio e nem suga a hidratação dos cabelos como outros tecidos fazem, seu cabelo irá acordar sem frizz e bem hidratado.

Cuidado ao desembaraçar os cabelos

O frizz também pode estar ligado à maneira que você penteia os fios, pois se eles forem penteados bruscamente, pode causar quebra e aí o frizz aparece. Na hora de desembaraçar, divida-os em duas partes e comece com calma, das pontas indo em direção à raiz. Nunca comece direto de cima, pois se houver algum nó, ele será arrebentado bruscamente e causará quebra.

 

Lave os cabelos na água morna ou fria

A água quente resseca os fios e pode causar frizz, pois ela abre demais a cutícula do cabelo. Já água morna ou fria, sela a cutícula e alinha o fio.

 

Faça umectações

A umectação é indispensável para quem quer se livrar do frizz. Ela devolve aos fios os lipídios necessários, alinha a fibra capilar e traz maleabilidade. Se você não sabe como fazer a umectação clique aqui que eu te ensino!

 

Óleo de Girassol

 

Use shampoo apenas na raiz

O shampoo serve para abrir as cutículas do fio, portanto tome cuidado e utilize somente na raiz, pois cutícula muito aberta é sinal de ressecamento e ressecamento pode causar os fios arrepiados.

 

Sempre hidrate os fios

Cabelo hidratado é sinal de cabelo alinhado, portanto é importante que você sempre mantenha seus fios bem hidratados, de preferência seguindo um cronograma capilar, que vai suprir todas as necessidades do seu cabelo.

 

E fica ligado aqui no blog, pois, em breve, trarei um post super especial explicando tudo sobre o cronograma capilar.

Use finalizadores

Os finalizadores alinham os fios, hidratam e deixam o cabelo secar mais “domado”, assim, reduzindo os fios rebeldes.

 

Use reparadores de pontas

Eles hidratam, tiram o ressecamento, ajudam na prevenção de pontas duplas e tudo isso junto, trazem o alinhamento dos cabelos.

 

Evite se expor muito ao sol

O sol assim como outras fontes de calor também ressecam os fios, portanto, quanto mais evitar, melhor. E caso tenha que se expor, faça uso de um produto com fator de proteção solar.

 

Aqui no blog, já tem um post sobre cuidados com os cabelos no verão, onde ensino várias dicas de cuidados na hora de se expor ao sol. Clique na imagem abaixo para conferir.

Cuidados com os Cabelos no Verão

 

Ao usar fontes de calor, use protetores térmicos

A chapinha, secador, babyliss, são vilões para o cabelo quando o assunto é frizz, pois eles sugam a hidratação do fio. Sempre que for utilizar, utilize um bom protetor térmico para prevenir danos.

 

Espero que tenham gostado e que essas dicas possam ajudar! Compartilhe com aquela pessoa que não aguenta mais os cabelos arrepiados!

Beijão!

Não deixe de conferir também:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.