Quebra Capilar x Henê

O assunto que mais vejo entre os usuários de henê é quebra. Chove de pessoas reclamando de quebra capilar, e a maioria coloca a culpa no henê. Mas antes de tirar conclusões precipitadas, vamos entender um pouco sobre o assunto? E claro, seu tratamento também.

 

O Que é a Quebra

É o rompimento do fio de cabelo, é quando ele se parte, seja próximo da raiz, no comprimento ou nas pontas.

 

Como Identificar

O cabelo com quebra se parte fácil em pequenos pedaços, tem a aparência de ralo e com frizz.

Quebra Capilar

Mas fique atenta! Nem sempre o frizz é quebra, pode ser cabelo novo, e para identificar é simples: Passe o dedo na ponta do fio que você acha que está quebrado, se a ponta estiver grossa, é quebra, se estiver fina, é cabelo novo.

 

Como Ela Ocorre

A quebra capilar está ligada a vários motivos como uso errado de químicas e outro produtos capilares, e até mesmo não ter cuidados básicos no dia a dia, como pentear de qualquer maneira, torcer o cabelo enquanto está molhado, uso frequente de fontes de calor e etc. No geral, a quebra é a falta de certos cuidados.

No caso de pessoas que fazem uso do henê, que é o foco desse post, além dos motivos que citei acima, a quebra também pode estar relacionada a:

Uso Desenfreado do Henê

O henê é uma química que age progressivamente, portanto requer paciência. Em sua embalagem, vem indicando a quantidade de vezes que você deve utilizar, caso essa informação não seja respeitada, o cabelo fica super saturado de química, não aguenta e se quebra.

 

Uso do Henê Incorreto para Seu Tipo de Cabelo

Existem henês para cada tipo de cabelo, do fio fino ao grosso. As classificações de henês suaves, médios e fortes, não estão ligadas à potência de alisamento, e sim ao tipo de fio. Henês suaves são para cabelos finos e os fortes para cabelos grossos. Quando você utiliza um henê forte em um cabelo fino, é quebra na certa, pois o fio não aguenta a potência da química. Por isso, use o henê adequado para seu tipo de fio, pois um não alisa mais rápido que o outro.

 

Troca Frequente de Henê

Apesar de todos os henês serem compatíveis entre si, cada um possui uma composição um pouco diferente (apesar do componente base ser o mesmo para todos). Caso seja feita trocas muito frequentes, o fio pode não aguentar e se quebrar.

Caso queira muito trocar de henê, aguarde um período de 15 dias da última aplicação e sempre faça o teste de mecha.

 

Misturas com Henê

O henê é uma química como qualquer outra e não pode ser misturado com nada a não ser que o fabricante mande. Utilize ele de acordo com o que a embalagem diz. Você misturaria leite na sua progressiva? Amido de milho e mel no seu relaxante capilar? Então não misture ao henê também, pois além de quebra, essas misturas podem trazer outros danos, por estarem alterando a fórmula original do produto.

 

Aplicação Incorreta

O henê sempre deve ser usado de acordo com o que o fabricante diz. Não use nas aplicações pentes muito finos, escovas que agridam os fios e nem prenda de maneira que os fios possam se quebrar.

O henê depois de aplicado, ele costuma dar uma secada no fio, mesmo que pouca, e caso esse fio com o henê seco seja penteado, ele se quebrará.

 

Aplicar Onde Já Está Liso

Onde o cabelo já alisou com o henê, nunca mais irá voltar a sua forma original. Por isso, não há necessidade de aplicar o produto onde já está liso, pois fazendo isso, o cabelo também fica com excesso de química.

 

Como Tratar a Quebra

De maneira geral, você precisa ter cuidado com os fios, e alguns cuidados que podem te ajudar são:

  • Ter cuidado ao pentear
  • Usar reparador de pontas
  • Ter cuidados ao dormir (usar touca nero ou fronha de cetim)
  • Usar o henê sempre de acordo com a embalagem
  • Não usar químicas incompatíveis
  • Ter muita cautela ao usar outra química junto, mesmo que compatível
  • Não aplicar henê na parte já alisada, proteja elas com algum óleo, pois ele impede a ação do henê
  • Fazer uso de pré shampoo (já tem post sobre aqui no blog, clique aqui para conferir)
  • Não aplicar shampoo nas pontas
  • Seguir um cronograma capilar (se você não sabe o que é, clique aqui)
  • Não usar fontes de calor com frequência e ter cautela quando usar

 

Dica Extra!

Caso seu cabelo quebre quando estiver seco, invista em nutrições, que aqui tem uma receita maravilhosa, clique aqui para conferir. E se ele se quebrar quando estiver molhado, faça mais reconstruções, fazendo uma a cada 15 dias.

 

Te aconselho também a dar uma olhadinha em um outro post que fiz aqui citando alguns cuidados que devemos ter ao usar o henê, clique abaixo para visualizar.

Tudo Sobre Henê: Modo de Uso, Precauções e Teste de Mecha

 

Espero que tenham gostado e que esse post seja de grande ajuda!

Beijos!

Não deixe de conferir também:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.