Queda Capilar: Como Identificar e Tratar

Queda Capilar

A queda é um problema que atinge muitas, mas muitas pessoas e que pode estar relacionada há inúmeros fatores. Caso você esteja passando por esse problema, vim te ajudar com algumas dicas.

O Que é a Queda Capilar

Queda Capilar
Via: DHI Portugal

Ela ocorre quando os fios se soltam diretamente do couro cabeludo, soltando do seu bulbo capilar.

Importante!

A queda é diferente da quebra. Na queda, o fio se solta por inteiro diretamente da raiz. Já a quebra, é quando os fios se partem ao longo de seu comprimento.

Já tem post aqui no blog falando sobre quebra capilar, clique na imagem abaixo para conferir.

Cabelo Preto
Via: Wallpapers

Como Identificar

O normal do nosso cabelo, é cair até 100 fios por dia, pois ele tem estágios desde o seu nascimento, o último deles é chamado de repouso, que é quando ele se solta do bulbo capilar mas continua na nossa cabeça, então com a mínima tração ele sai. Por isso, é normal cair fios quando passamos a mão ou penteamos, a queda, desde que moderada, ou seja, até 100 fios por dia, é extremamente normal.

Sempre lembre também, que os fios que se soltam, portanto, se você ficar por exemplo, 3 dias sem mexer nos cabelos, aproximadamente 300 fios cairão de uma vez só, e é normal.

Quando o cabelo cai mais que isso, se torna queda. Outra maneira de identificar, é quando a queda já está acentuada, pois os fios ficam ralos e o couro cabeludo ganha falhas.

Possíveis Causas e Tratamentos

Causas Externas

Seu cabelo pode estar caindo por alguma falta de cuidado, portanto, siga as seguintes dicas:

Não prenda o cabelo forte demais: A tração pode ser forte o suficiente para arrancar os fios direto da raiz. Sempre que for prender os cabelos, prenda-os de maneira frouxa.

Não prenda ou durma com os cabelos molhados: Isso pode causar fungos no couro cabeludo e o enfraquecimento da raiz do cabelo. O ideal, é sempre dormir e prender os cabelos já secos.

Cuidado ao pentear: Não use muita força para desembaraçar os fios, pois isso pode arrancá-los.

Não use produtos no couro cabeludo (com exceção daqueles que possuem essa função): O uso de produtos nessa área pode causar o entupimento do bulbo capilar, ocasionando a queda.

Mantenha seu couro cabeludo limpo: O acúmulo de resíduos também irá entupir a sua raiz e causar queda. O ideal, é lavar os cabelos no mínimo uma vez por semana.

Cuidado com as químicas: As químicas quando entram em contato com o couro cabeludo, além de causar queda, pode também causar problemas como alergias, caspas e dermatites. Mantenha sempre 0,5 cm de distância do couro cabeludo durante a aplicação de alguma química.

Enquanto estiver tratando a queda, evite o uso de químicas e procure usar produtos fortalecedores, como alho, jaborandi e extratos de raízes, pois ajudam a fortalecer o fio.

Causas Internas

Se você já seguiu todas as dicas e seu cabelo continua caindo, talvez o motivo esteja do lado de dentro.

O seu cabelo também pode estar caindo por causas internas, como problemas hormonais, deficiência de alguma vitamina no organismo, doenças, etc. Nesse caso, procure um médico dermatologista ou tricologista, apenas um profissional saberá te indicar o tratamento correto.

Importante!

NUNCA SE AUTO MEDIQUE! A auto medicação pode ser extremamente prejudicial a saúde, até mesmo o uso de vitaminas e suplementos devem ser supervisionados por um profissional.

Espero que tenham gostado e que as dicas possam ajudar!

Beijos!

Não deixe de conferir também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.