Tudo Sobre Henê: O que é; Princípio Ativo e Ação nos Cabelos

Já tem um tempinho que eu estava querendo falar e fazer este post sobre Henê, porém, como o assunto é bem extenso, e necessita de muita informação, eu só estava adiando (ela é preguiçosa ela). Mas agora, sem nenhuma enrolação, trago um post falando TUDO sobre henê, que é a química que eu uso.

Como o assunto é grande, como disse acima, eu o dividi em três partes, a primeira é essa e as demais partes estão nos links logo abaixo, não deixe de conferir!

2ª Parte: Tudo Sobre Henê: Modo de Uso; Precauções e Teste de Mecha

3ª Parte: Tudo Sobre Henê: Tipos; Marcas e Retoques

 

Eu não vou contar nesse post minha história com o henê, hoje vai ser somente informação sobre o produto e esclarecimento de dúvidas.

Lembrando que eu não estou indicando o uso do produto, afinal, química capilar é coisa séria. Esse post é apenas com o intuito de informar pessoas que não o conhecem, ou que já conhecem e querem saber mais.

 

O que é o Henê

Henê, é uma química capilar (ou seja, muda a estrutura natural do cabelo) que alisa e tinge os cabelos gradativamente. Ele é bem antigo no mercado, estando disponível há mais de 50 anos!

Princípio Ativo

O principal ativo do henê é o pirogalol, também chamado de ácido pirogálico ou 1,2,3-benzenotriol. Ele é um fenol, que possui um grupo característico de um ácool (-OH), porém ele é mais ácido que um.

Ação nos Cabelos

Diferente de outras químicas que penetram no cabelo modificando a sua estrutura internamente, o henê age de maneira externa no fio, se depositando gradativamente e “forçando” o fio a se esticar, trazendo assim o efeito liso. É como se ele criasse uma capa em volta do fio, pois ele vai selando as cutículas. Essa característica o torna incompatível com químicas que possuem a ação diferente, ou seja, as que agem internamente, como por exemplo, algumas progressivas, relaxamentos à base de guanidina, tioglicolato de amônia, etc. Ele não tem efeito instantâneo como outras químicas, como por exemplo, a progressiva ou relaxamento, que o efeito de alisamento é na hora. O henê demora algumas aplicações até se atingir o resultado desejado. E cada efeito e tempo para o resultado, vai depender de cada tipo de cabelo. Alguns demoram 10, 20, 30, até 50 aplicações ou mais, para se atingir o liso.

Ressaltando um ponto super importante! Quando se usa o termo “capa” para caracterizar a ação do henê, esta, não seria uma capa impermeável em volta do fio. Muitas pessoas pensam que produtos que agem dessa maneira, dificultam a entrada de nutrientes, e não, isso não muda em NADA. Nenhum produto tem o poder de formar uma capa 100% impermeável em volta do fio, se isso ocorresse, nosso fio de cabelo ficaria extremamente rígido e se partiria.

 

Essa foi a primeira parte da série Tudo Sobre Henê. Fiquem ligadinhos por aqui, que quarta e sexta, terão mais posts sobre o assunto! Sigam minhas redes sociais para não perderem a data de nenhum post, eu aviso por lá!

Beijão!

Não deixe de conferir também:

4 Replies to “Tudo Sobre Henê: O que é; Princípio Ativo e Ação nos Cabelos”

  1. Esses dados eu encontro em que local? Pois gostaria de saber mais a respeito.
    Obrigada pelo compartilhamento da postagem, gostei muito.

    1. Oi Roberta! Todas essas informações foram tiradas de outros sites, da própria embalagem do henê e das minhas experiências com o produto. Imagina, meu bem, eu quem agradeço! Beijão!

  2. Olá, essa questão de como ele age nos fios é bem séria para mim, não existe muita informação sobre isso por aí… Como exatamente ele “força” o esticamento do fio? Sou homem, não pesquisou muito sobre então não entendo muito sobre como funciona um folículo capilar. Meu cabelo é curto e crespo ondulado, se eu passar e não esticar (apenas passar com o pente fino), ele estica por química, ou é necessário deixar o fio reto para que ele “encape” com ele reto e não o deixe entortar mais?

    1. Olá Rónison! É o seguinte, toda química que promete alisar os cabelos, ela força o alisamento, ela estica esse fio à “força”, pois ela está mudando a estrutura natural desse cabelo, seja ele ondulado, cacheado ou crespo. O henê tem o pH ácido, então ele sela a cutícula do fio, e vai se depositando externamente, a química age mudando a estrutura do cabelo e alisando, forçando o fio a esticar através do depósito externo, ou seja, “encapando” o fio (por isso algumas pessoas reclamam que a ponta do cabelo fica muito reta). O henê de qualquer maneira vai alisar seu cabelo, você esticando o fio ou não, porém, se você esticar esse fio com o henê nele, vai facilitar a ação da química, por isso existe a técnica da chapinha por exemplo, onde você prancha o cabelo antes de aplicar o henê e aplica com os fios já lisos pela prancha, isso facilita a ação do produto. Mas de qualquer maneira ele alisa, independente de esticar o fio ou não.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.