Tudo Sobre Umectação Capilar

Se formos buscar no dicionário, o termo umectação quer dizer tornar úmido, umidificar. E a umectação capilar é exatamente isso, é o ato de você umedecer os seus cabelos com um óleo.

Óleo vegetal

Com o que é feita

Como disse acima, a umectação é feita com óleo, mas só pode ser usado o óleo vegetal, pois esse tipo de óleo tem inúmeros benefícios e alguns deles tem a capacidade de penetrar no córtex do fio. O óleo mineral não é utilizado pelo fato de não trazer benefícios nutritivos nenhum aos fios.

Óleos vegetais mais utilizados: óleo de coco, azeite de oliva extra virgem, óleo de semente de uva, óleo de amêndoas, óleo de linhaça, óleo de rícino e óleo de soja (o óleo de soja é refinado porém, traz benefícios ao fio).

Meus óleos do coração são o de coco e rícino, são os meus preferidos! É claro que tem post aqui no blog falando sobre todos os benefícios do óleo de coco nos cabelos, clica aqui pra você conferir!

Como é feita

A umectação é feita de maneira bem simples, basta você aplicar de uma a três colheres, dependendo do tamanho dos seus fios, de óleo vegetal nos cabelos sujos e secos. É extremamente importante que você espalhe bem o óleo e enluve bem as mechas, para que ele faça mais efeito. Aplique também na raiz, com movimentos circulares.

Feito isso, você vai deixar o óleo agir por pelo menos uma hora, você pode colocar touca térmica ou não. Você também pode fazer uma umectação noturna, basta aplicar o óleo antes de dormir e só retirar no dia seguinte.

Se você ainda não sabe como retirar a umectação clique aqui, pois aqui no blog tem um post ensinando passo a passo.
Não é recomendável utilizar fontes de calor no dia que você umectar os fios pois pode correr o risco de fritar os cabelos, então deixe-os secar naturalmente.

Benefícios

Esses são inúmeros, a umectação ajuda a combater o ressecamento nutrindo o fio e dando a ele os lipídeos necessários, ela diminui o volume pois traz peso ao cabelo, reduz frizz alinhando a fibra capilar, previne e reduz a quebra e sela as cutículas do fio trazendo muito brilho. Ela também auxilia no crescimento saudável do cabelo. Esses benefícios aumentam dependendo do óleo que você utilizar.

Precauções

Todos os tipos de cabelo podem fazer a umectação, inclusive os oleosos, pois quando se utiliza óleo na raiz de um cabelo oleoso, o organismo entende que não precisa produzir mais óleo, acaba reduzindo a produção e assim melhorando a oleosidade excessiva.

A umectação pode ser feita de uma a três vezes na semana dependendo da necessidade do fio.

Vocês também fazem umectação? Me contem qual o óleo preferido de vocês!

Espero que tenham gostado, compartilhem com aquela pessoa que está precisando de um help pra deixar os cabelos ainda mais bonitos!

Beijão!

Não deixe de conferir também:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.